sexta-feira, 25 de março de 2011

Tá cansada? O problema pode ser celulite

          Se as mulheres já odiavam a celulite, agora têm ainda mais uma razão para a considerarem como inimiga número um. Não bastasse a questão estética, está comprovado que a celulite - em seu estado mais grave - causa problemas de circulação que deixam as pernas pesadas, inchadas e doloridas, e dão à mulher a sensação de cansaço freqüente, mesmo quando ela não faz esforço algum.
         “Atualmente a celulite é considerada uma doença e não uma simples deformação estética”, alerta a Mônica Felici de Almeida, médica pós-graduada em dermatologia e estética. Como o próprio nome sugere, a celulite - ou lipodistrofia ginóide - é uma inflamação das células, que ocorre no tecido subcutâneo quando a microcirculação dos capilares (vasos sanguíneos pequenos e finos) no tecido adiposo encontra-se deficiente.
            “Ela se manifesta devido à soma de várias alterações, que são acionadas por fatores como herança genética, sedentarismo, problemas circulatórios, alimentação inadequada, cigarro, álcool, estresse e desequilíbrio hormonal. São estes fatores que determinam modificações como a compressão dos vasos locais e a projeção do tecido gorduroso, o que ocasiona as conhecidas ondulações ou furinhos”, diz Monica, que é responsável pela clínica Splendore Medicina Estética e Laser, em Campinas.
          Ela ressalta que, em geral, quando o problema aparece, a reação das mulheres costuma ser meramente ligada à estética. “A maioria evita usar calça branca e na piscina ou na praia não tira a canga de jeito nenhum, tem vergonha de expor o corpo e que o marido ou namorado perceba. O problema é que o impacto não se resume à vida social: ele atinge diretamente a qualidade de vida das mulheres se a celulite chega a seus estágios mais graves”, diz a médica (confira os estágios no final do release).
           Mônica ressalta que o ideal é agir de maneira preventiva para evitar a celulite. “Há inúmeras ações que podem ser tomadas neste sentido, que vão desde massagear as pernas e coxas com creme anticelulite e colocar as pernas para o alto sempre que puder a não usar saltos altos, não fumar e não beber refrigerantes e bebidas alcoólicas”, diz.
           No entanto, até por se tratar muitas vezes de uma pré-disposição genética, nem sempre é possível evitar o surgimento da doença. Nestes casos, o ideal é um tratamento eficaz. “Para mim, o melhor tratamento disponível hoje é o Power Shape, que trata a pele simultaneamente com três tecnologias: endermologia, radiofreqüência e lipolaser”, pontua.
Power Shape
O Power Shape é um equipamento de última geração que associa três tecnologias diferentes no mesmo cabeçote (endermologia, radiofreqüência e lipolaser) para conseguir um resultado superior no tratamentos de celulite, flacidez e gordura localizada.
      A endermologia utiliza vácuo com pressão negativa promovendo massagem das fáscias musculares,quebra dos septos fibrosos da celulite,estimula circulação linfática e venosa,melhorando a oxigenação dos tecidos e promovendo remodelamento corporal.
         A radiofreqüência aquece a derme profunda,provocando uma contração imediata do colágeno existente e o estímulo para a formação de colágeno novo,melhorando assim a flacidez da pele.Além disso atua no tecido gorduroso, com melhora da circulação,compactação da gordura existente e aumento do metabolismo das células de gordura,fazendo a lipólise e ruptura dos septos fibrosos melhorando o aspecto de “casca de laranja” da celulite.
            O Lipolaser emite diodos que tem como alvo as células de gordura,estimulando a lipólise.A vantagem é que aplicação é rápida,e trata tanto celulite quanto gordura e flacidez de maneira concomitante.
O número de sessões de um paciente com o Power Shape varia de quatro a oito sessões conforme a gravidade do problema.

Estágios da Celulite
Estágio I: há uma alteração das células do tecido adiposo, porém a região afetada não apresenta modificação circulatória e nem dos tecidos de sustentação, apenas uma dilatação venosa. Não há sinais visíveis na pele nem dor neste estágio da celulite.
Estágio II: neste estágio a celulite caracteriza-se por uma alteração circulatória por compressão das microveias e vasos linfáticos. O sangue e a linfa, líquido que banha as células, ficam represados e, conseqüentemente, ocorre um edema intercelular. Também há, um endurecimento do tecido de sustentação e as irregularidades na pele ficam aparentes, mas ainda não existe dor.
Estágio III: a celulite neste estágio apresenta o aspecto casca de laranja e fica dolorida. A fibrose se instala e a circulação acaba comprometida. Podem aparecer vasinhos e microvarizes e uma sensação de peso e cansaço nas pernas.
Estágio IV: é a fase considerada mais grave, com as fibras mais duras, formando nódulos, e a circulação prejudicada. A pele apresenta depressões e tem aspecto acolchoado. As pernas ficam pesadas, inchadas e doloridas e a sensação de cansaço é freqüente, mesmo sem esforço.
Fonte: Monica Felice - CRM 105523
Dicas para prevenir a celulite
Antes que a celulite se instale,alguns hábitos, incorporados ao dia-a-dia, podem ser bastante úteis:
- Diariamente, após o banho, massageie as pernas e coxas com creme anticelulite. Os movimentos devem ser leves, circulares e ascendentes, desde o tornozelo até o quadril;
- Prefira saltos baixos: o uso de salto alto dificulta a circulação;
- Sempre que puder, coloque as pernas para o alto, flexione e estenda os dedos dos pés, faça rotação externa, interna, flexão e extensão dos tornozelos, para facilitar o retorno venoso
- Quando ficar muito tempo em pé ou sentada, descanse um pouco com as pernas para cima;
- Prefira as peças folgadas e confortáveis. Não use cintas redutoras, que dificultam a circulação venosa e linfática. As roupas justas também prejudicam a circulação;
- Aumente a ingestão de frutas e vegetais crus e cozidos;
- Troque frituras por assados ou cozidos;
- Evite consumir açúcar refinado;
- Evite sal em excesso: ele favorece o edema, fator importante no processo da celulite;
- Evite refrigerantes e bebidas alcoólicas em geral;
- Evite cigarro: a nicotina e o alcatrão aumentam a espessura dos vasos sangüíneos, dificultando a circulação;
- Beba bastante água, para ajudar a eliminar as toxinas;
- Coma alimentos ricos em fibras (cereais integrais, frutas, verduras), a fim de melhorar seu hábito intestinal

Nenhum comentário:

Postar um comentário