O cirurgião plástico Francesco Mazzarone, presidente do Instituto Ivo Pitanguy, no Rio de Janeiro, respondeu a perguntas sobre gordura localizada e lipoaspiração que chegaram nesta quarta-feira (6) pelo G1 e pelo Twitter.
Quem tem acúmulo de gordura na papada pode passar por uma cirurgia dependendo da textura da pele. Se houver flacidez, é preciso também fazer uma plástica para retirar o excesso.
A procura das mulheres por lipoaspiração é muito maior, mas os homens também buscam profissionais para eliminar pneuzinhos e “pochetes”. A idade dos pacientes é relativa, mas o corpo precisa estar completamente formado, ou seja, a partir de 15 ou 16 anos. Menores de idade devem fazer a operação mediante autorização dos pais e indicação médica.
Em pessoas mais jovens, o resultado é melhor porque a pele é mais elástica e se retrai mais facilmente. Não existe um mínimo a ser retirado, apenas máximo: pode ser pouca coisa, como 50 gramas.
Para fazer uma lipoaspiração, os cirurgiões plásticos se baseiam no índice de massa corporal (IMC) do paciente, que deve ser entre 25 e 28. Acima disso, não é aconselhado. Abaixo, precisa haver uma gordura realmente localizada e impossível de sair com atividade física.
A área interna da coxa é uma das mais vulneráveis a ter depressão depois da lipoaspiração, por ser mais mole e flácida. Dependendo do caso, é feito um enxerto de gordura ou uma nova lipo.
Engordar depois da operação acaba anulando todos os efeitos positivos. Por isso, o indicado é fazê-la quando estiver próximo do peso ideal, destacou o especialista.
Mulheres que tiveram filhos e querem fazer uma lipoaspiração devem esperar pelo menos seis meses após o fim da amamentação. Isso porque pode haver complicações no procedimento ou na recuperação por influências hormonais. Elas também levar em conta se querem engravidar novamente.
Calcule seu IMC na calculadora do blog
Nenhum comentário:
Postar um comentário