quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Drenagem linfática após lipo é essencial


Para que os resultados de uma cirurgia plástica sejam satisfatórios, é importante que o pós-operatório seja seguido à risca. A fisioterapeuta Ludmilla Rabelo Marques explica que drenagem linfática após uma lipoaspiração evita vários traumas e ajuda na revitalização da parte operada.
O processo é muito agressivo mesmo. A cânula é movimentada como uma mangueira debaixo da pele aspirando o excesso de gordura. Isso traumatiza a pele e o tecido gorduroso, fazendo com que haja um grande acúmulo de líquidos (edema) na área operada. Para diminuir o inchaço, o uso dos modeladores é obrigatório, pois comprimem os vasos da região, não deixando que extravasem líquidos.
A outra medida essencial é drenar esse líquido, o que é feito pela drenagem linfática. A técnica faz o resultado da plástica aparecer mais rápido, reduz hematomas e inchaços, aumenta a resistência imunológica do organismo, melhora a circulação sanguínea eliminando toxinas, ativa a oxigenação celular e nutrição dos tecidos e impede o aparecimento daquele efeito ondulado na pele após a lipoaspiração, por conta de fibroses. A utilização do ultrassom é fundamental, pois auxilia a organizar a cicatrização interna depois da lipoaspiração sendo muito importante para minimizar modulações e irregularidades pós-operatórias.
Hoje, sabe-se que quanto antes se fizer drenagem linfática, melhor será o resultado final e menor será a formação de fibroses pós-operatórias. A drenagem deve ser feita com maior ênfase na área operada. A massagem é suave e lenta, pois os vasos linfáticos são muito delicados. A técnica promove relaxamento muscular, evitando as dores e auxiliando nas atividades da vida diária no pós-operatório.
Para quem tem tempo de se programar, é altamente recomendável abrir um espaço na agenda semanas antes da cirurgia, para se submeter a sessões de drenagem, que no período pré-operatório, atua como um paliativo, prevenindo possíveis efeitos pós-cirúrgicos. E ainda ajuda a acelerar a recuperação da pele do paciente depois de passar pela cirurgia, explica a fisioterapeuta.
Antes da cirurgia são recomendáveis no mínimo cinco sessões. Em média são gastas de sete a oito sessões para que a mulher se sinta melhor e livre dos sintomas do pós-operatório. Pode-se obter até 100% de sucesso com a massagem, o que resulta no combate e prevenção de edemas, retrações cicatriciais, fibrose, lipoma e inchaços.

Fonte:http://www.naboa.com/noticia/163-Drenagem_linf%C3%A1tica_ap%C3%B3s_lipo_%C3%A9_essencial.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário