sábado, 16 de abril de 2011

Recall de silicone

Implantes liberam partículas que podem ser confundidas com câncer de mama em exame


O recall de implantes de silicone vem dando o que falar nos EUA. O produto, chamado de Axxent FlexiShield Mini, é uma "almofada" de tungstênio e silicone utilizada temporariamente em mulheres que receberam alta dose de radiação após passarem por retirada parcial.

A Food and Drug Administration (FDA), órgão regulador de venda de remédios e alimentos, classificou o recall como um dos mais sérios da história. "Há situações em que o uso deste produto pode causar sérias reações adversas e, até mesmo, morte", diz o comunicado da agência. As informações são do "The New York Times".

Pesquisas recentes revelaram que o tungstênio é perigoso para a saúde a longo prazo. O tungstênio se desprende do implante e torna as mamografias difíceis de ler. As partículas do metal parecem calcificações cancerosas ou podem esconder calcificações reais e interferir no diagnóstico. Vinte e nove mulheres foram afetadas, de acordo com a FDA.
Preocupadas com o efeito do tungstênio no organismo, algumas mulheres já consideram a retirada total do seio para ficarem livres das partículas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário