domingo, 30 de janeiro de 2011

Drenagem linfática depois de uma lipo é essencial?

Sim! Sim! Sim!
Todos os cirurgiões plásticos são unânimes em dizer isso. Imagine o trauma debaixo da pele para que você consiga, através da aspiração da gordura por uma cânula, ter um efeito mais ou menos assim:



O processo é muito agressivo mesmo:


A cânula é movimentada como uma mangueira debaixo da pele aspirando o excesso de gordura. Isso traumatiza a pele e o tecido gorduroso, fazendo que aja um grande acúmulo de líquidos (edema) na área operada. Para diminuir o inchaço, o uso dos macaquinhos e cintas são obrigatórios, pois comprimem os vasos da região, não deixando que extravasem líquidos. A outra medida essencial é drenar esse líquido, o que é feito pela drenagem linfática. A técnica faz o resultado da plástica aprecer mais rápido, reduz hematomas e inchaços, aumenta a resistência imunológica do organismo e impede o aparecimento daquele efeito ondulado na pele após a lipoaspiração, por conta de fibroses.
Ela tem que ser feita com maior ênfase na área operada. A massagem é suave e lenta, pois os vasinhos linfáticos são muito delicados. As sessões são idealmente iniciadas na semana antes da cirurgia (para deixar os canais linfáticos “desentupidos”) e reiniciada alguns dias após, sendo mantida por algumas semanas, até que a cicatrização ocorra.


O que é Fisioterapia Dermato Funcional?

Fisioterapia Dermato-Funcional ouFisioterapia Estética consiste na utilização de recursos fisioterapêuticos nos tratamentos estéticos de modo seguro, eficiente e com respaldo científico pelos profissionais da fisioterapia.
Os fisioterapeutas que atuam na dermato-funcional, possuem formação universitária e preparação na área estética com o objetivo de evitar que o tratamento dos distúrbios dermatológicos e estéticos se transforme em um dano irreparável à saúde.
    Os tratamentos são tanto faciais como corporais, com aplicação externa. Cada caso será avaliado e  tratado com as seguintes opções:
  • massoterapia (modeladoras e drenagem linfática)
  • mecanoterapia (como endermologia)
  • eletroterapia (como corrente russa e galvânica)
  • ultra-som
  • laser
  • limpeza de pele visando à recuperação funcional do tegumento.

    Profissional Qualificada

    Para o fisioterapeuta, os conhecimentos provenientes da anatomia, fisiologia, cinesiologia, farmacologia, patologia, massoterapia e eletrotermofototerapia facilitam a escolha do procedimento mais favorável para cada caso, oferecendo benefícios e bons resultados no tratamento da disfunção dermato-funcional.
         O tratamento visa o bem-estar, qualidade de vida, saúde. Além do fator estético, trabalha o aumento da auto-estima e equilíbrio emocional. Afinal, o que realmente importa é sentir-se bem consigo mesmo!